Atendimento SetYou

close
send

Phone Number

Email Address

Fazendo uma assinatura de 3 meses, ganhe 15% de desconto + uma garrafinha exclusiva

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido pelo próprio organismo e apresenta diversas funções, em destaque para a regulação do ciclo diurno e noturno, também conhecido como ritmo circadiano. Além disso, a organização circadiana de outras funções fisiológicas também depende do sinal da melatonina, por exemplo, imunidade, defesas antioxidantes, hemostasia e regulação da glicose.

Ela é produzida pela glândula pineal no cérebro a partir de estímulos do sistema nervoso central. Quando está escuro o organismo é estimulado a liberar melatonina a qual ativa a indução do sono. Algumas pessoas apresentam problemas na liberação do hormônio ou captação dele, podendo vivenciar sofrimentos significantes em relação ao sono, como insônia e outros distúrbios.

Nesse sentido, a suplementação de melatonina apresenta potencial efeito na melhora da qualidade do sono, indução do sono e sensação de sono reparador.

Referências:

1 Melatonin: Physiological effects in humans.

CLAUSTRAT, B. ; LESTON, J

2 The efficacy of oral melatonin in improving sleep in cancer patients with insomnia: A randomized double-blind placebo-controlled study.

KURDI, MadhuriS ; MUTHUKALAI, SindhuPriya, 2016

CLAUSTRAT, B. ; LESTON, J

2 Prolonged-release melatonin improves sleep quality and morning alertness in insomnia patients aged 55 years and older and has no withdrawal effects.

LEMOINE, Patrick; NIR, Tali; LAUDON, Moshe; et al, 2007

Estudos sobre melatonina 

Sono

Um estudo clínico realizado com 170 pacientes ambulatoriais com insônia primária com idade superior a 55 anos avaliou os efeitos da suplementação de 2 mg melatonina durante 3 semanas na melhora da qualidade e indução do sono na amostra. Como resultado, o estudo relatou que a suplementação apresenta um efeito benéfico do tratamento na qualidade do sono e o estado de alerta matinal, sugerindo sono mais restaurador e sem sintomas de abstinência após a descontinuação.

Em uma metanálise, 7 estudos com 387 participantes foram analisados, com o intuito de avaliar a eficácia e segurança da suplementação de melatonina no tratamento da insônia em crianças e adolescentes. O estudo concluiu que a suplementação de Melatonina apresentou efeitos na redução do tempo do início do sono e aumentou a duração do sono, relatando que a melatonina foi eficaz e tolerável no tratamento de curto prazo da insônia do início do sono em crianças e adolescentes.

Já em um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, 51 indivíduos receberam a suplementação de 3 mg de melatonina por quatro semanas. No final do estudo, a suplementação de melatonina se mostrou eficaz e segura para melhorar alguns aspectos da qualidade objetiva do sono, como tempo total de sono, porcentagem de movimentos rápidos dos olhos e tempo de despertar matinal em pacientes de meia-idade com insônia.

Por fim, em uma outra meta-análise de dados de ensaios clínicos randomizados envolvendo indivíduos com distúrbio do sono, que comparou a melatonina com o placebo e relatou 1 ou mais obteve os seguintes resultados: os 5 estudos incluindo 91 adultos e 4 estudos incluindo 226 crianças mostraram que o tratamento com melatonina foi capaz de adiantar a liberação de melatonina endógena em 1,18 horas e a hora do sono. Além disso, a suplementação de melatonina aumentou o tempo de duração do sono comprovando possível eficácia no avanço do ritmo sono-vigília e no ritmo da melatonina endógena no distúrbio da fase de sono.

Referências:

1 Efficacy and safety of melatonin for sleep onset insomnia in children and adolescents: a meta-analysis of randomized controlled trials.

WEI, Sha; SMITS, Marcel G.; TANG, Xiangdong; et al, 2020

2 Efficacy of melatonin for sleep disturbance in middle-aged primary insomnia: a double-blind, randomised clinical trial.

XU, Huajun; ZHANG, Chujun; QIAN, Yingjun; et al., 2020

2 The Use of Exogenous Melatonin in Delayed Sleep Phase Disorder: A Meta-analysis.

VAN GEIJLSWIJK, Ingeborg M.; KORZILIUS, Hubert P. L. M. ; SMITS, Marcel G., 2010

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?