Ganhe 15% de desconto e acompanhamento farmacêutico em qualquer assinatura!

Phone Number

Email Address

Vitamina D3

A Vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, responsável pela saúde óssea e muscular. A vitamina D é essencial para a regulação do metabolismo de cálcio e fósforo, auxiliando no controle dos processos de absorção intestinal e reabsorção renal desses minerais, em conjunto com o hormônio da paratireoide (PTH), que mantém esses nutrientes em concentrações suficientes para assegurar a adequada mineralização e o crescimento ósseo em todas as etapas da vida. Além disso, desempenha importante papel no fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de infecções.

Nós seres humanos, apenas 10% a 20% da vitamina D necessária à adequada função do organismo provém da dieta. Os outros 80% a 90% são sintetizados endogenamente, através da exposição à luz solar. No entanto, a maioria das pessoas não consegue ficar tempo suficiente no sol e precisa obtê-la por meio da suplementação.

A deficiência ou insuficiência de Vitamina D é altamente prevalente e constitui um problema de saúde pública em todo o mundo. A sua deficiência pode levar à osteoporose, uma condição em que os ossos se tornam porosos e quebradiços, e também está associada a outras condições, como osteomalácia, hiperparatireoidismo secundário (níveis elevados de paratormônio no sangue), o que favorece a perda de massa óssea, e fraqueza muscular, contribuindo para um aumento ainda maior do risco de quedas e fraturas.

Em uma meta-análise incluindo 8 estudo e 30.970 participantes, a suplementação de mostrou que a suplementação de cálcio mais vitamina D produziu uma redução estatisticamente significativa de 15% no risco de fraturas totais e uma redução de 30% no risco de fraturas de quadril em adultos idosos.

Além dos mecanismos protetores ósseos da Vitamina D, estudos associam a sua suplementação com menor taxa de mortalidade. Uma meta-análise de 18 ensaios clínicos randomizados, incluindo mais de 57.000 indivíduos, relatou que a ingestão de doses diárias de suplementos de vitamina D 3 levou à diminuição das taxas de mortalidade total.  

Em adição, na pesquisa  Women's Health Initiative, um estudo randomizado de 7 anos, controlado por placebo, que avaliou a suplementação de 1 g cálcio e  400 UI de vitamina D por dia em 36.282 mulheres pós-menopáusicas, descobriu que a  suplementação levou a  diminuição do risco de câncer total, câncer de mama e câncer colorretal.  

Em concordância com os achados prévios, um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo com duração de 4 anos,  avaliou os efeitos da suplementação de cálcio suplementar mais 1100 UI de vitamina D3, comprovando que melhorar o estado nutricional de cálcio e vitamina D reduz substancialmente o risco de câncer em mulheres na pós-menopausa. 

Além dos efeitos da suplementação de Vitamina D na diminuição do risco de mortalidade e do desenvolvimento de cânceres, a literatura aponta seu efeito na depressão em adultos. Um estudo clínico randomizado, avaliou o efeito da suplementação de vitamina D3 e placebo durante 8 semanas realizada por 78 idosos com idade superior a 60 anos com depressão moderada a grave. Os resultados indicaram que a suplementação de vitamina D pode melhorar o escore de depressão em pessoas com 60 anos ou mais.

 

Referências:

1 HOLICK, Michael F. Vitamin D deficiency. New England Journal of medicine, v. 357, n. 3, p. 266-281, 2007.

2 SIZAR O, Khare S, Goyal A, et al. Vitamin D Deficiency. [Updated 2021 Jul 21]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan-. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK532266/

3 WEAVER, C. M. et al. Calcium plus vitamin D supplementation and risk of fractures: an updated meta-analysis from the National Osteoporosis Foundation. Osteoporosis International, v. 27, n. 1, p. 367-376, 2016.

4 AUTIER, Philippe; GANDINI, Sara. Vitamin D supplementation and total mortality: a meta-analysis of randomized controlled trials. Archives of internal medicine, v. 167, n. 16, p. 1730-1737, 2007.

5 BOLLAND, Mark J. et al. Calcium and vitamin D supplements and health outcomes: a reanalysis of the Women’s Health Initiative (WHI) limited-access data set. The American journal of clinical nutrition, v. 94, n. 4, p. 1144-1149, 2011.

6 LAPPE, Joan M. et al. Vitamin D and calcium supplementation reduces cancer risk: results of a randomized trial. The American journal of clinical nutrition, v. 85, n. 6, p. 1586-1591, 2007.

ALAVI, Negin Masoudi et al. Effect of vitamin D supplementation on depression in elderly patients: A randomized clinical trial. Clinical Nutrition, v. 38, n. 5, p. 2065-2070, 2019.

 

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?