Atendimento SetYou

close
send

Phone Number

Email Address

Fazendo uma assinatura de 3 meses, ganhe 15% de desconto + 1 garrafinha brinde

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Vitamina D3

A Vitamina D é uma vitamina lipossolúvel, responsável pela saúde óssea e muscular. A vitamina D é essencial para a regulação do metabolismo de cálcio e fósforo, auxiliando no controle dos processos de absorção intestinal e reabsorção renal desses minerais, em conjunto com o hormônio da paratireóide (PTH), que mantém esses nutrientes em concentrações suficientes para assegurar a adequada mineralização e o crescimento ósseo em todas as etapas da vida. Além disso, desempenha importante papel no fortalecimento do sistema imunológico, contribuindo para a prevenção de infecções.

Nos seres humanos, apenas 10% a 20% da vitamina D necessária à adequada função do organismo provém da dieta. Os outros 80% a 90% são sintetizados endogenamente, através da exposição à luz solar. No entanto, a maioria das pessoas não consegue ficar tempo suficiente no sol e precisa obtê-la por meio da suplementação.

A deficiência ou insuficiência de Vitamina D é altamente prevalente e constitui um problema de saúde pública em todo o mundo. A sua deficiência pode levar à osteoporose, uma condição em que os ossos se tornam porosos e quebradiços, e também está associada a outras condições, como osteomalácia, hiperparatireoidismo secundário (níveis elevados de paratormônio no sangue), o que favorece a perda de massa óssea, e fraqueza muscular, contribuindo para um aumento ainda maior do risco de quedas e fraturas.

A deficiência da vitamina também é associada ao aumento da função do sistema renina-angiotensina-aldosterona, que contribui para o aumento do equilíbrio hídrico e alterações da pressão arterial.

Referências:

1 Vitamin D deficiencys.

HOLICK, Michael F. (2017)

2 Vitamin D Deficiency. [Updated 2021 Jul 21].

SIZAR O, Khare S, Goyal A, et al. (2021)

Estudos sobre Vitamina D

Redução do risco de fraturas

Em uma meta-análise incluindo 8 estudo e 30.970 participantes, a suplementação de mostrou que a suplementação de cálcio aliada da vitamina D produziu uma redução estatisticamente significativa de 15% no risco de fraturas totais e uma redução de 30% no risco de fraturas de quadril em adultos idosos.

Referências:

1 Calcium plus vitamin D supplementation and risk of fractures: an updated meta-analysis from the National Osteoporosis Foundation.

WEAVER, C. M. et al. (2016)

Diminuição do risco de câncer

Em adição, na pesquisa Women's Health Initiative, um estudo randomizado de 7 anos, controlado por placebo, que avaliou a suplementação de 1 g cálcio e 400 UI de vitamina D por dia em 36.282 mulheres pós-menopáusicas, descobriu que a suplementação levou a diminuição do risco de câncer total, câncer de mama e câncer colorretal.

Em concordância com os achados prévios, um estudo duplo-cego, randomizado e controlado por placebo com duração de 4 anos, avaliou os efeitos da suplemntação de cálcio suplementar mais 1100 UI de vitamina D3, comprovando que melhorar o estado nutricional de cálcio e vitamina D reduz substancialmente o risco de câncer em mulheres na pós-menopausa.

Referências:

1 Calcium and vitamin D supplements and health outcomes: a reanalysis of the Women’s Health Initiative (WHI) limited-access data set.

BOLLAND, Mark J. et al. (2011)

2 Vitamin D and calcium supplementation reduces cancer risk: results of a randomized trial.

LAPPE, Joan M. et al. (2007)

Melhora da depressão

Além dos efeitos da suplementação de Vitamina D na diminuição do risco de mortalidade e do desenvolvimento de cânceres, a literatura aponta seu efeito na depressão em adultos. Um estudo clínico randomizado, avaliou o efeito da suplementação de vitamina D3 e placebo durante 8 semanas realizada por 78 idosos com idade superior a 60 anos com depressão moderada a grave. Os resultados indicaram que a suplementação de vitamina D pode melhorar o escore de depressão em pessoas com 60 anos ou mais.

Referências:

1 Effect of vitamin D supplementation on depression in elderly patients: A randomized clinical trial.

ALAVI, Negin Masoudi et al. (2019)

Alívio da Síndrome Pré-Menstrual

O papel da vitamina D na redução do risco de TPM parece estar correlacionado com a modulação das concentrações de cálcio e certos neurotransmissores. Nesse sentido, alguns estudos relataram alterações na vitamina D3 durante a fase lútea.

Nesse sentido, uma revisão sistemática que teve como objetivo investigar o papel da vitamina D na síndrome pré-menstrual, a partir de 28 artigos elegíveis de alta qualidade foram revisados, e como resultado foi visualizado que os baixos níveis séricos de cálcio e vitamina D durante a fase lútea do ciclo menstrual foram encontrados para causar ou exacerbar os sintomas da TPM, e então a suplementação é recomendável como uma abordagem barata, de baixo risco, aceitável e acessível para amenizar os sintomas da TPM.

Referências:

1 A systematic review of the role of vitamin D and calcium in premenstrual syndrome.

Abdi F, Ozgoli G, Rahnemaie FS. (2020)

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?