Ganhe 15% de desconto e acompanhamento farmacêutico em qualquer assinatura!

Phone Number

Email Address

Vitamina A

A vitamina A, conhecida como retinol, é um micronutriente lipossolúvel, responsável por diversas funções no organismo. Esses incluem: fortalecimento do sistema imunológico, e defesa natural do corpo contra doenças infecciosas, auxílio na saúde da visão, principalmente na visão noturna, participa da manutenção dos  tecidos moles e esqueléticos, membranas mucosas e pele. 

Os alimentos que contêm Vitamina A são de forma majoritária são as carnes animais, em especial, o fígado, sendo uma fonte particularmente rica do micronutriente. Uma segunda fonte da vitamina são os   betacarotenos,  pois o corpo pode convertê-los em retinol. As principais fontes alimentares de betacaroteno são: vegetais amarelos, vermelhos e verdes (folhosos), como espinafre, cenoura, batata doce e pimentão vermelho; e frutas amarelas, como manga, mamão e damascos.

A vitamina A é encontrada em dois formatos nos alimentos. A primeira delas é o Retinol, uma forma ativa de vitamina A. É encontrado no fígado animal, leite integral e alguns alimentos fortificados. Seu segundo formato são os carotenóides provitamina, pigmentos vegetais, os quais são convertidos em Vitamina A no nosso organismo. Existem mais de 500 carotenóides conhecidos. Um desses carotenóides é o beta-caroteno, um antioxidante que atua na proteção dos danos causados ​​por substâncias chamadas radicais livres.

A quantidade de vitamina A que você precisa por dia muda de acordo com sua idade, sexo e estágio da vida. Os valores dietéticos de referência (IDR) para vitamina A são medidos em μg de equivalentes de retinol (RE), uma unidade que leva em consideração o fato de que absorvemos melhor o retinol do que os carotenóides.

O IDR definido para adultos saudáveis ​​(acima de 18 anos) é de 650-750 μg RE por dia. Durante a gravidez e lactação, as necessidades podem chegar a 700 μg RE e 1300 μg RE por dia, respectivamente.

A deficiência de vitamina A afeta o funcionamento normal de nossa visão,  imunidade  e reprodução e pode levar à anemia caso os níveis de ferro estejam associados a níveis baixos de ferro.  Durante a gravidez, a deficiência desse micronutriente se torna ainda mais importante, uma vez que aumenta o  risco  de defeitos congênitos. Em casos mais graves, a deficiência de vitamina A pode levar a doenças do sistema ocular, causando  cegueira noturna , secura severa dos olhos, manchas no branco dos olhos e, eventualmente, cegueira.

Nos últimos anos, foram identificadas novas funções fisiológicas da vitamina A, para além do seu papel na visão, nomeadamente o seu papel na defesa imunitária reduzindo a morbilidade do sarampo, das infecções respiratórias,  na regulação genética, e na diferenciação celular. 

Visando a proteção contra a deficiência do micronutriente e melhora da qualidade de vida, a Vitamina A SetYou está em seu formato ativo para garantir melhor absorção e eficácia.

 

Referências:

GERSTER, Helga. Vitamin A-functions, dietary requirements and safety in humans. International journal for vitamin and nutrition research, v. 67, n. 2, p. 71-90, 1997.

SKLAN, D. Vitamin A in human nutrition. Progress in Food & Nutrition Science, v. 11, n. 1, p. 39-55, 1987.

OLSON, James A. Serum levels of vitamin A and carotenoids as reflectors of nutritional status. Journal of the National Cancer Institute, v. 73, n. 6, p. 1439-1444, 1984. 

 

 

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Comece a se sentir melhor

Faça nossa avaliação gratuita para obter sua suplementação diária e personalizada entregue na sua porta.

Deseja ir para a Área de Clientes?

Quer fazer seu Multi personalizado?