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Vitamina C

A Vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água. Com seu potente efeito antioxidante, protege as células da ação dos radicais livres presentes no organismo. Além disso, desempenha funções essenciais no corpo humano, como fortalecimento do sistema imunológico, prevenção de infecções, manutenção das paredes dos vasos sanguíneos, reparação de diferentes tecidos, auxilia na absorção de ferro e é necessária para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue. 

Os antioxidantes são moléculas que estimulam o sistema imunológico protegendo contra radicais livres, células nocivas produzidas pelo organismo. Quando os radicais livres se acumulam, eles podem promover um estado conhecido como estresse oxidativo , que tem sido associado a muitas doenças crônicas, envelhecimento precoce e enfraquecimento do sistema imunológico.  

Estudos mostram que consumir mais vitamina C pode aumentar os níveis de antioxidantes no sangue em até 30%. O consumo adequado de Vitamina C pode potencializar as  defesas naturais do corpo e combater possíveis inflamações sistêmicas e agudas. Além disso, a vitamina C ajuda a estimular a produção de células brancas do sangue conhecidas como linfócitos e fagócitos, que ajudam a proteger o corpo contra infecções.

Um estudo clínico avaliou o efeito da suplementação de Vitamina C, D e zinco em adultos durante 12 semanas, relatando que ao final do estudo, a suplementação melhorou o status de vitamina C no sangue e o estado de saúde auto-relatado, sugerindo que adultos mais velhos saudáveis ​​podem se beneficiar da suplementação com Vitamina C. 

A ingestão adequada de Vitaminas C e E estão associadas em evidências científicas com a menor incidência de doenças crônicas. Uma análise de 9 estudos com 293.172 participantes relatou que as pessoas que tomaram pelo menos 700 mg de Vitamina C por dia durante 5 anos tiveram um risco 25% menor de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que não tomaram o suplemento. 

A Vitamina C e E atuam juntas de forma compensatória em processos inflamatórios com desfechos benéficos. Um estudo avaliou o efeito das suplementação das duas vitaminas confirmando que a suplementação com a combinação de vitamina E e vitamina C de liberação lenta retarda a formação de placas de gordura, cálcio e outros elementos na parede das artérias do coração em pessoas com colesterol elevado. 

A Vitamina C também atua como agente carregador de ferro, melhorando a absorção do mineral auxiliando na melhora do perfil de indivíduos anêmicos. Os suplementos de vitamina C podem ajudar a melhorar a absorção do ferro da dieta. A vitamina C auxilia na conversão do ferro que é mal absorvido, como fontes vegetais de ferro, em uma forma que é mais fácil de absorver. O consumo de 100 mg de vitamina C pode melhorar a absorção de ferro em 67%.   

Em um estudo, 65 crianças com anemia por deficiência de ferro leve foram divididas em 5 grupos e receberam 0, 25, 50, 100 e 150 mg/dia de vitamina C (VC), respectivamente, todos os dias durante 8 semanas. Os pesquisadores descobriram que o suplemento ajudou a controlar sua anemia com reação positiva a maiores doses. 

Com uma dieta predominantemente composta por alimentos vegetais, a suplementação de Vitamina C apresenta um efeito ainda maior na absorção de ferro e consequentemente melhora da anemia. 

A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens e de vitamina E é de 30UI. Embora seja comumente aconselhável obter sua ingestão de vitamina C e E através dos alimentos, a suplementação das vitaminas são uma opção prática para o suporte da demanda da maioria das pessoas. 

Um estudo clínico randomizado avaliou os efeitos da suplementação de  59 ou 500mg de vitamina C e betacaroteno por dia em 244 indivíduos com gastrite atrófica durante 5 anos. O estudo relatou que a suplementação de vitamina C por cinco anos induz um aumento notável na concentração sérica de vitamina C. 

 

Referências:

1 KNEKT, Paul et al. Antioxidant vitamins and coronary heart disease risk: a pooled analysis of 9 cohorts. The American journal of clinical nutrition, v. 80, n. 6, p. 1508-1520, 2004.

2 TRABER, Maret G.; STEVENS, Jan F. Vitamins C and E: beneficial effects from a mechanistic perspective. Free Radical Biology and Medicine, v. 51, n. 5, p. 1000-1013, 2011.

3 STEPHENS, Nigel G. et al. Randomised controlled trial of vitamin E in patients with coronary disease: Cambridge Heart Antioxidant Study (CHAOS). The Lancet, v. 347, n. 9004, p. 781-786, 1996.

4 SALONEN, Riitta M. et al. Six-year effect of combined vitamin C and E supplementation on atherosclerotic progression: the Antioxidant Supplementation in Atherosclerosis Prevention (ASAP) Study. Circulation, v. 107, n. 7, p. 947-953, 2003.

5 PHAM-HUY, Lien Ai; HE, Hua; PHAM-HUY, Chuong. Free radicals, antioxidants in disease and health. International journal of biomedical science: IJBS, v. 4, n. 2, p. 89, 2008.

6 HUIJSKENS, Mirelle JAJ et al. Technical Advance: Ascorbic acid induces development of double‐positive T cells from human hematopoietic stem cells in the absence of stromal cells. Journal of leukocyte biology, v. 96, n. 6, p. 1165-1175, 2014

7 FANTACONE, Mary L. et al. The effect of a multivitamin and mineral supplement on immune function in healthy older adults: a double-blind, randomized, controlled trial. Nutrients, v. 12, n. 8, p. 2447, 2020.

HURRELL, Richard; EGLI, Ines. Iron bioavailability and dietary reference values. The American journal of clinical nutrition, v. 91, n. 5, p. 1461S-1467S, 2010.

HALLBERG, Leif; HULTHÉN, Lena. Prediction of dietary iron absorption: an algorithm for calculating absorption and bioavailability of dietary iron. The American journal of clinical nutrition, v. 71, n. 5, p. 1147-1160, 2000.

10 MAO, X.; YAO, G. Effect of vitamin C supplementations on iron deficiency anemia in Chinese children. Biomedical and environmental sciences: BES, v. 5, n. 2, p. 125-129, 1992.

 

 

Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

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