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Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.

Arginina

A arginina é um aminoácido importante para várias funções do organismo, sendo um aminoácido precursor para a síntese do óxido nítrico.

No cérebro, o óxido nítrico atua como neurotransmissor; no sistema imunológico, atua como mediador da defesa do hospedeiro; e no sistema cardiovascular, mediante os efeitos protetores do endotélio, atuando como vasodilatador e como uma molécula antiaterogênica.

Nesse sentido, em vários ensaios clínicos controlados, a administração a longo prazo de L-arginina demonstrou melhorar os sintomas de doença cardiovascular.

Além disso, auxílios ergonômicos relacionados ao óxido nítrico, demonstraram ter um impacto positivo no desempenho esportivo por meio de vários mecanismos fisiológicos e metabólicos. Por isso, muitos estudos buscam entender o impacto da suplementação de arginina no exercício físico.

Além disso, a arginina tem sido estudada por auxiliar na melhora da libido.

Referências:

1 The pharmacodynamics of L-arginine. Altern Ther Health Med..

Böger RH, 2014

Estudos sobre Arginina

Desempenho esportivo

Uma revisão sistemática com 18 estudos, com o objetivo de avaliar os efeitos da suplementação de arginina do desempenho aeróbio e anaeróbio, comparando com placebo, revelou que a suplementação de arginina pode melhorar a capacidade aeróbica e anaeróbica, sendo que devem ser ajustados para 0,15 g/kg de peso corporal, ingerido entre 60 a 90 minutos antes do exercício. Além disso, o estudo concluiu que a suplementação crônica de arginina deve incluir 1,5 a 2 gramas por dia por 4 a 7 semanas para melhorar o desempenho aeróbico e 10 a 12 gramas por dia por 8 semanas para melhorar o desempenho anaeróbio.

Um outro estudo realizado com 28 jogadores de futebol, sendo que os indivíduos foram aleatoriamente designados para o grupo experimental (com 6 gramas de arginina) e placebo, durante 14 dias, demonstrou que os níveis de ácido lático teve redução mais rápida no grupo que utilizou a arginina, demonstrando que a arginina pode contribuir na recuperação muscular, além de ter um impacto positivo no desempenho anaeróbio.

Referências:

1 Effect of arginine supplementation on footballers’ anaerobic performance and recovery. Prog. Nutr, v. 20, p. 104-112, 2018..

‌MOR, Ahmet et al.

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