Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Lisina
Lisina é um aminoácido básico essencial para o ser humano e animais mas, pela sua estrutura molecular, facilmente interage com outros componentes químicos, sendo necessário o consumo da molécula intacta na dieta. Sendo pouco encontrada em cereais e principalmente encontrada em carne, peixe e laticínios. Estes fatores fazem com que a lisina seja um aminoácido limitante em diversas dietas.
A principal função da lisina no organismo é participar da síntese proteica e como precursor da biossíntese de carnitina. A World Health Organization (WHO) criou uma pontuação de aminoácidos, em que a lisina foi considerada como o amino ácido com a segunda maior concentração necessária para o ser humano (45 mg/ kg corporal).
Metabolismo de primeira passagem é feito principalmente no intestino (íleo), cerca de 40%
Referências:
Estudos sobre Lisina
Síntese proteica e balanço de nitrogênio
Em um ensaio clínico de 2012 realizado com 40 indivíduos observou que indivíduos com um consumo alto de lisina mesmo em uma dieta inadequada de nitrogênio e energia ainda melhoraram o balanço nitrogenado. Este mesmo estudo observou um pequeno aumento na força do antebraço sem ter um aumento na massa corporal e sensibilidade insulínica.
Referências:
Resfriado causado por herpes
Um estudo de meta análise em cima de 12 estudos clínicos não concluiu que a suplementação com lisina poderia afetar resfriados causados por herpes, obtendo resultados variados de concentrações parecidas em que se foram observados melhoras com a suplementação e que não foram observados melhoras em relação ao placebo.
Referências:
Energia
Um estudo com pacientes com cirrose hepática observou que, após 4 semanas de suplementação com l-carnitina, houve uma melhora no metabolismo energético dos pacientes além de uma diminuição na quantidade de pacientes que reportaram câimbras.
Referências: