Os estudos científicos aqui contemplados são para informação somente. Os resultados reportados não necessariamente ocorrerão em todos os indivíduos. A SetYou provê tal informação como um serviço gratuito e não recebe qualquer compensação pelos estudos referenciados.
Quercetina
A suplementação com quercetina está associada a benefícios como melhora da nossa imunidade, inflamação, sintomas de alergias e outros.
Estudos sobre a Quercetina
Imunidade e Alergia
A associação da quercetina com a imunidade vem principalmente de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antialérgicas.
Diversos compilados de estudos apresentam a atuação da quercetina como potente antioxidante, antialérgico, estimulante ao sistema imune, antiviral, inibidor da liberação de histamínico, regulação da atividade inflamatória e supressora da interleucina IL-4. Além disso, o flavonoide também melhora o equilíbrio Th1 / Th2 e restringe a formação de antígenos específicos da formação de anticorpos LgE (causadores da reação alérgica).
Em um estudo com ratos, testaram a atuação da quercetina na redução de alergia a amendoim. Após 4 semanas de estudos, os níveis médios histamínicos no plasma eram significativamente menores que nos ratos não submetidos à quercetina. E concluíram que a quercetina pode ser potente o suficiente para suprimir a resposta da imunoglobina E contra proteínas do amendoim, além de ser uma forte candidata ao tratamento de alergias a alimentos.
Em estudos in vitro a quercetina apresentou também propriedades anticancerígenas, inibindo o crescimento de certas células malignas, histamina e maior parte das quinases dependentes de ciclinas.
Referências:
1 Role of Quercetin (A Natural Herbal Compound) in Allergy and Inflammation.
2 Quercetin Effectively Quells Peanut-Induced Anaphylactic Reactions in the Peanut Sensitized Rats.
3 Quercetin as a Potential Anti-Allergic Drug: Which Perspectives?
4 Quercetin and Its Anti-Allergic Immune Response.
Jiri Mlcek, Tunde Jurikova, Sona Skrovankova, Jiri Sochor, 2016